Projecto Inkarri

 

TOUR MUNDIAL

PELA  PAZ INTERIOR

 

APRESENTAÇÃO

Pneuma System, com a colaboração de INKARRI Associação Cultural, tem a honra de apresentar a Segunda Tour Mundial pela Paz Interior “Projecto INKARRI”. Sacerdotes e sacerdotisas andinos da Grande Nação Q’ero, realizarão na Europa e na América, esta tour para a difusão e sustentação da Cultura Inka.

Os objectivos das actividades que irão realizar durante a sua Tour pela “Paz interior” serão:

  • Fomentar, reactivar e partilhar a conexão com a Pacha Mama, recuperando os valores ancestrais de paz, respeito e honra à Mãe Terra.
  • Contribuir, através dos seus costumes, cerimónias, iniciações e curas tradicionais, à compreensão e difusão da Cultura Inka.
  • Suster a Comunidade Q’ero em Cusco, para a recuperação dos valores tradicionais e a sabedoria ancestral da Grande Nação Q’ero.
  • Reunir numa série de eventos ecuménicos instituições religiosas, associações de expressão humanista e escolas filosóficas ou místicas, com a finalidade de conseguir estabelecer vínculos de harmonia, que permitam a comunhão de todos os povos da Terra.

Os seus principais temas são a exaltação de Valores humanos tais como a Compaixão, o Amor Universal, a Unidade, a Paz Interior, a Ecologia Profunda (interior e exterior) e o Respeito e Conexão com a Mãe Terra. Neste âmbito realizar-se-ão cerimónias de iniciação, meditações e purificações e curas energéticas de tipo alternativo, baseadas nos princípios resguardados por esta cultura ao longo da sua história, promovendo assim o ideal da espiritualidade, o conhecimento interior e o desenvolvimento e sustento da harmonia planetária.

Através das actividades anteriormente descritas procura-se estender, entre os participantes, uma ponte de luz e transformação para modificar o seu sentir, tarefas que por tradição ancestral os Sacerdotes e Sacerdotisas da Grande Nação Q’ero se têm dedicado a cultivar. 

Juan Ruiz
Coordenador Internacional.



NOTAS HISTÓRICAS

juanmaria 

A Nação Q’ero está localizada na província de Paucartambo, região Cusco, entre os 1.400 e 5.000 metros acima do nível do mar, está integrada pelas comunidades: Hatun Q’ero, Q’ero Totorani, Japu, Quico e Marcachea. Ainda que originalmente existissem oito comunidades, por efeito da migração, três destas desapareceram.

A Nação Q’ero é considerada por muitos historiadores o último ayllu inka. Em 1955 os historiadores Oscar Núñez del Prado, Efraín Morote e Mario Escobar fizeram a primeira visita à Nação, desde essa data é conhecida mundialmente a existência dos últimos herdeiros Inkas que ainda conservam costumes ancestrais.

São considerados Filhos da Luz, já que esta nação de Cusco escondida nas montanhas preservou os costumes do Tahuantinsuyo, conseguindo desse modo obter o título de Património Cultural da Nação do Perú (21 de Novembro de 2007).

A Nação Q’ero está reconhecida como um “povo testemunho ou região de refúgio” do processo cultural latino americano. Por diversas razões, os seus habitantes foram capazes de conservar aspectos proeminentes da cultura e identidade da civilização pré-colombiana. Apesar de terem recebido e assimilado importantes quantidades de informações do ocidente, pelo qual não se pode falar de cultura pura ou incontaminada, têm conseguido manter os traços estruturais próprios e distintos da civilização à qual pertenceram, como a sua peculiar estrutura social, a sua cosmovisão e a sua mitologia e profética messiânica.

Para os Q’ero, todo o mundo é consciente. Tudo na natureza está considerado como um ente  vivo e receptivo. Tudo tem espírito: o ser humano, a terra, o sol, a lua, as montanhas, as estrelas, os animais... são só diferentes formas do Kausay (energia viva).

 

DONA MARÍA APAZA
- Alto Misayoc da Grande Nação Q´ero –


donamaria9

 

Dentro da Cosmovisão Andina que se desenvolve em Cusco, a cidade Puma, existem ensinamentos e tradições que se transmitem de geração em geração relacionadas com a Pachamama (Mãe Terra), o Samay (o grande Ar ou Sopro divino), A mama C’ocha (a água vital ou interpretado como o Grande Lago (o mar)), O Nina (Grande fogo sagrado), O Sayre (o fumo sagrado do grande fogo) que em comunicação com o ar volta à terra quando se transforma em nuvens e na Sagrada chuva e que formam o Círculo da Vida. 

Estas tradições mantém-se presentes na Nação Q’eros e ritualizam-se dentro das tecnologias espirituais Incaicas desde a perspectiva do Sistema Pneuma.

DONA MARÍA APAZA MACHACA, é “Alto Misayoc” (Curaç Acullej, que significa “a que acolhe os Espíritos Maiores, os mais importantes e poderosos”), grau mais alto do sacerdócio andino... É a última sacerdotisa Inka com esse nível. Vem de Hatun Quiqo, Nação Q’eros de Cusco, Perú.

Iniciada na Sabedoria Ancestral Andina visita o nosso país para poder partilhar os seus conhecimentos e ajudar a recordar que no nosso interior existe a capacidade de comunicarmo-nos com a Pacha Mama, a nossa Mãe  Interna, o eterno feminino e com o Grande Pai, que mora no nosso interior.

 

DOÑA ISABELA APAZA MACHACA
- Pampa Misayoc de la Gran Nación Q´ero –

donaisabel9

Natural da nação Qeros, comunidade Quiqo grande. Irmã de Doña María Apaza e portanto herdeira da mesma linhagem ancestral de mulher medicina.

 

DOÑA ISABELA APAZA MACHACA: Nasceu há e foi formada desde criança na sagrada tradição andina, como Pampa Misayoc pelo seu pai Santos Apaza, que nesta vida foi Qurac Aqullej (Alto Misayoc).

Durante o seu caminho de vida se foram manifestando os seus dons de curadora que foi aperfeiçoando através de uma cuidada formação e do serviço que presta à sua comunidade. Desenvolveu uma ligação especial a plantas medicinais, que utiliza para a cura de doenças físicas e energéticas. Emprega ainda duas técnicas exclusivas da sua linhagem com uma mestria admirável:

Ánimo Huajac.- Chamar o corpo etérico para que se integre no corpo físico.

Q'aiqa apayta.- Equilibrio energético em procesos de luto e perca de seres queridos, cura da alma e depressão. 

Actualmente vive na sua comunidade Quiqo Grande e también no distrito de Ocongate onde ajuda aos habitantes destas povoações como Mulher Curadora.

 

MACO PEÑA GARCÍA é a tradutora do idioma quechua ao idioma espanhol. Iniciada como sacerdotisa na tradição andina pela comunidade de Q’eros. Coordenadora de Inkarri Associação Cultural em Cusco, Perú.

Facilitadora certificada do Sistema Pneuma.

 

ACTIVIDADES:

mariaoferendamachupichu

1.- CURA OU LIMPEZA PESSOAL do KAWSAY POQ´PO (Corpo Vital ou Energético)

Curas físicas, invocando os Apus, espírito das montanhas e os elementos da Natureza: o ar, a água e o fogo para que restabeleçam e eliminem a energia pesada (Hucha) e restabeleçam o fluxo da energia ligeira (Sami)

Curas ou limpezas da aura ou do espírito, (chamado a anima ou alma que se pode ter afastado devido a uma experiência traumática, uma doença grave, etc.) utilizando a sua mesa sagrada, instrumento de trabalho que lhe foi entregue durante as suas iniciações para sacerdotisa, pelos grandes anciões.

Doña María trabalha com as suas Kuyas (pedras sagradas) Integrando o espírito ao corpo, para fortalecer a unidade e não dar lugar às doenças do corpo ou da alma.  

Esta cura e limpeza é utilizada na tradição andina tanto como uma prevenção, antes que apareçam possíveis sintomas de doenças ou de mal-estar, como em casos em que esses sintomas estejam já instaurados e em cujo caso se requer um trabalho mais profundo. Em ambos os casos, o Ritual de Cura harmoniza os centros energéticos eliminando a energia pesada que acumulada e permitindo que a energia sutil ou ligeira harmonize todo o sistema físico, emocional, mental e energético.

1.1.- CURA ou LIMPEZA GRUPAL 

Mínimo um grupo de 6 pessoas e máximo 20.

 curagrupo

2.- LIMPEZA DE CASA  / BÊNÇÃO DE EMPRESAS

É um Ritual Sagrado de Limpeza e eliminação de bloqueios e negatividades, traz bênçãos, prosperidade e protecção ao espaço e aos seus habitantes.

Na tradição andina estas limpezas e renovação realizam-se uma vez por ano. A foça e energia dos Apus proporciona harmonia e renovação não só aos espaços mas também aos propósitos e às pessoas que aí habitam ou se movem. É especialmente indicado em momentos de crise ou ao ir viver para uma nova casa, no início de um negócio, momentos em que uma harmonização energética ajuda a encontrar a paz, claridade e inspiração interior necessárias para encontrar a solução para a crise.

 

3.- LEITURA DE FOLHAS DE COCA (Folhas de Loureiro)

Consulta Oracular:

Leituras de folha de coca (folhas de loureiro), como noutras tradições se usa o tarot, a leitura das linhas da mão, etc.

O sacerdote Andino entra em conexão com o espírito da mama coca para poder responder às perguntas que a pessoa faz e obter as respostas.

Indicado nos casos de necessitar orientação e guia desde o Espírito sobre assuntos da vida quotidiana (trabalho, relações, relações familiares, encruzilhada vital, etc.) e no plano interno sobre o trabalho interior, os bloqueios e traumas inconscientes...a Doña Maria relaciona os diferentes níveis de consciência, dos três mundos Ucju Pacha, Kay Pacha e Hanac Pacha, (passado, presente, futuro) para te ajudar na tua indagação interna e impulsionar-te a dar os seguintes passos. É importante trazer os interrogantes ou perguntas sobre os temas que se deseja aprofundar.

 

4.- BANHO DE FLORESCIMENTO

É um rito de purificação e renovação de energias. O seu propósito é precisamente o florescimento do potencial espiritual, de amor, bem-estar, força e abundância que tantas vezes permanece “adormecido”, oculto, esquecido no interior.

Realiza-se com um banho de água e flores consagradas com orações, para retirar obstáculos e para que tudo de positivo floresça na nossa vida.

Encontramos a origem remota acerca da prática do que hoje chamamos banhos de florescimento nos ritos referentes à água presentes já em culturas incas e pré-incas, e inclusive, no mito do aparecimento de Manco Cápac e Mama Ocllo (fundadores míticos do império Inca), das águas do lago Tiicaca.

4.1.- BANHO DE FLORESCIMENTO DE GRUPO

Mínimo de 6 pessoas e máximo de 20.

 bflorescimento

 

5.- DESPACHOS, OFERENDAS DE AGRADECIMENTO (Individual)

Na Cosmovisão Andina, o "despacho" consiste numa comunicação, uma comunicação com as forças e poderes da Naturaleza, aos que se respeita e reverencia pois deles advém a vida. Um Despacho é uma oferta que fazemos aos Espíritos da Natureza para propósitos específicos.

Pagamentos (despachos ou oferendas), retribuições e orações à Mãe Terra (Mama Pacha) e aos Apus (espírito das montanhas) por todos os benefícios recebidos. Dentro deste trabalho desenvolvem-se os rituais para a prosperidade, muitas viagens, boa saúde, bom trabalho, desbloqueio dos entraves que impedem o desenvolvimento das pessoas tanto no campo material como espiritual.

Na cerimónia individual cada pessoa pode acordar com a Doña Maria o aspecto sobre o qual deseja trabalhar, indicado também para casais.

despacho4

5.-1.- DESPACHO DE GRUPO.

Mínimo de 6 pessoas e máximo de 20.

Nesta ocasião a Doña Maria oferecerá os seguintes trabalhos abaixo descritos. Em cada um deles invoca umas Forças ou Apus específicos e utiliza determinados elementos na elaboração da sua Mesa o que torna cada Ritual numa experiência única, focada em aspectos concretos da vida e do caminho evolutivo.

DESPACHO DE CONEXÃO COM A MÃE TERRA-PACHAMAMA

  • É uma cerimônia de GRATIDÃO E ENTREGA. Gratidão pelos dons e bênçãos recebidas, pelo sustento, pelo sol, terra, ar, frutas, água ... É uma cerimônia para homenagear tudo o que recebemos e abrir-nos para tudo o que está por receber. Honrar a Pachamama, agradecendo a Pachacamac.

DESPACHO PARA A SAÚDE E A LARGA VIDA

  • Traz harmonia, energia e equilíbrio mental e emocional. É um suporte para a transcendência dos sintomas físicos e psicológicos da doença. Limpa a energia pesada (Hucha) e recarrega de energia ligeira (Sami) para poder viver com entusiasmo e vitalidade desde o amor (Munay) e da sabedoria.

DESPACHO PARA O BEM-ESTAR E A PROSPERIDADE MATERIAL E ESPIRITUAL

  • Este Despacho é indicado para limpar obstáculos (internos: mente, emoção, energia, acção e externos: circunstâncias) para poder avançar com leveza, alegria e abundância de recursos espirituais e materiais no nosso caminho de conexão com o coração e cumprimento da nossa missão. Abre a porta para a descoberta de nosso dom especial que será a nossa oferta para o mundo e para Deus.

       dprosperidade

DESPACHO DE RECONCILIACÇÃO E AGRADECIMENTO AOS ANTEPASSADOS 

  • Cerimônia para recuperar a ligação com os antepassados, a raiz da nossa vida, que pode ter sido danificada por circunstâncias voluntárias ou involuntárias e que gerou situações de sofrimento, cicatrizes emocionais, energia feridas. O objetivo é despertar uma relação de compaixão, humildade, perdão e a restituição que torna possível uma abertura para a fonte da vida que nos chega através dos antepassados aqui e agora.

         dantepassados

DESPACHO PARA AS RELACIONES (casal, sócios, amigos, família...)

  • Na tradição andina existem vários tipos de relacionamentos: connosco próprios, com os Reinos do Espírito e com outros (pessoas, animais, terra, vento, fogo ...). Este Despacho cria harmonia, traz a consciência, compreensão, compaixão, para restaurar os princípios do amor que devem reger todas as trocas, se é mais ou menos durável. 

      drelacoes

DESPACHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CREATIVIDADE (filhos, projectos, procura de inspiração, abertura de novos caminhos na vida…)

  • É o Despacho ancestral do tempo de plantio. Conecta com a profunda inspiração do coração, com a sábia voz interior que guia, protege, assinala. Indicado em momentos de transição e mudança, quando não há clareza sobre os próximos passos ou quando se está a iniciar um novo projecto individual ou colectivo (família, trabalho, mudança de residência, etc.) e é necessária força e energia e, tudo claramente na guia profunda.

      dcriatividade

6.- INICIAÇÃO KARPAY (Cerimónia Individual)

Estas iniciações são pessoais e servem para abrir os centros energéticos que nós denominamos chacras e estabelecer a conexão com a energia dos Andes, é recomendada para médicos e terapeutas, psicólogos e especialistas relacionados com a saúde. É uma poderosa recarga de energia, que em muitos casos permite começar a compreender ou exercer algumas capacidades que ainda não se utilizaram por estarem bloqueadas.

Cada Karpay supõe uma espécie de “renovação de votos”, no qual a pessoa actualiza o seu compromisso interno com a missão do seu Espírito.

Dona María realiza os Karpay utilizando os seus K’uyas ou pedras sagradas da sua mesa.

Os Apus:

Dentro dos Karpays, (Pagos, oferendas rituais à Pachamama) e cerimónias sagradas de cura, limpeza da aura, intervém a Força do espírito dos Apus, (as montanhas Sagradas) e o objectivo é equilibrar a nossa dualidade, já que na concepção dos nossos antepassados existe a Sábia crença de que se o espírito não está em equilíbrio com o corpo físico começam as doenças, e atrai-se tudo o  que é negativo.

A experiência directa do Apu (Espírito) interior é explicada através da cosmovisão andina dos três Pachas ou Mundos: Condor, Puma e Serpente.

 


mariaoferenda2 

7.- ÑUSTA K´ALLPACHIY (Reforçar a energia feminina às escolhidas)

Oferenda que se realiza só para mulheres, invocando a Mãe Terra e as energias femininas das montanhas e da água.

Na tradição andina “Ñusta” é a mulher sábia escolhida pelo Inka, este profundo trabalho impulsiona as mulheres para avançarem pelo caminho da Sabedoria e o estabelecimento de “Inkarri”, a energia de Amor e Compaixão, no seu próprio coração.  

maramandala 

8.- XAMANISMO ESSENCIAL E XAMANISMO ANDINO.

Seminário intensivo de entre 1 a 5 dias (depende da temática e os trabalhos que se realizem).

Com Doña María Apaza e Maite Pardo Sol.
Xamanismo Essencial é a arte de sacralizar da Vida. Para tal, navegamos no Mistério e aprendemos a ser sábios voadores do Universo, investigamos em outros planos da Realidade e descobrimos as maravilhas da Mãe Natureza, Pachamama.

Ao contrário do que se entende habitualmente por xamanismo, a sanação do corpo mediante rituais, plantas e trabalhos energéticos é só uma pequena parte da experiência xamânica. Em realidade o foco está no coração, em recuperar a conexão com o nosso Espírito, o que nos permite experimentar o verdadeiro poder da nossa Essência que habita esse Templo Sagrado. O Xamanismo Essencial propõe um caminho de Autoconhecimento, de indagação interior profunda através do trabalho com Estados Ampliados de Consciência.

xamanismo2

Doña Maria realizará vários rituais de Bendição e Limpeza Energética aos participantes e contar-nos-á sobre o caminho xamânico Q’ero, com os seus rituais de passagem, iniciações e rituais, assim como os seus principais mitos e Apus. 

xamanismo1

Teremos também uma sessão de “Respiração Pneuma, ou a Experiência da Divindade”, prática simples e segura que nos permite o acesso a Estados Ampliados de Consciência. O propósito de esta prática é conectar com a nossa essência espiritual, permitindo o acesso aos mundos internos para o reconhecimento, integração e metabolização da nossa genética divina.

 

maramandala

-----------------------------------------------------------------------------------

*Material necessário: Os adereços são levados pelo consultante.

Para o Banho de Florescimento: Bouquet de flores a gosto, uma toalha, roupa de banho, uma muda de roupa.

Para despachos de Cura ou Karpay: flores brancas e vermelhas de preferência cravos e uma flor amarela, uma garrafa pequena de vinho tinto e outra de branco. Também se desejam objectos pessoais de trabalho, (pêndulos, talismãs, etc.). Para Karpay uma vela branca e uma vela vermelha. Mesa para quem trabalha com tradição andina.

Cura de grupo – 7 pedras naturais.

Para Despacho: Mesa andina. 5/pessoa folhas de Louro, Salsa ou de Rosas. Papel de embrulho. Flores

Para limpeza de casa ou negócio: Flores brancas e vermelhas de preferência cravos e uma flor amarela, uma garrafa pequena de vinho tinto, outra de branco e um pouco de lenha para queimar, e uma pedra íman.

Ñusta kalpachiy: flores rosas e vermelhas e amarelas.

* Duração das consultas:

Leitura de folhas de coca: 30min

Resto das consulta de limpeza, bênção de casas ou empresas, despachos individuais: 1hr.

* Duración de los Despachos grupales:

            Dependendo do número de participantes:
            6-10 participantes: aproximadamente uma hora e meia
            10-20 participantes: entre hora e meia e duas horas
            Consultar possibilidades para mais participantes

 

PROJECTO NAÇÃO Q’ERO

 

As contribuições desta tour vão dirigidas à sustentação da comunidade Q’ero e os projectos de Solidariedade que Inkarri Associação Cultural desenvolve em Cusco.

Apesar do crescimento económico ocorrido na última década, o Peru continua a ser um país com altos índices de pobreza e de desigualdade educativa que afecta os sectores mais vulneráveis: os povos indígenas andinos e amazónicos. Neste contexto, o direito à educação de qualidade continua a ser um direito adiado para crianças e jovens indígenas do Peru, que sofrem o maior nível de exclusão de uma educação de qualidade em comparação com a população não indígena.

O projecto contempla o apoio da educação de crianças em várias comunidades Qeros e no futuro, a construção e manutenção de uma residência de estudantes em Cusco. Os beneficiários directos do projecto serão uma parte dos povoadores que estão a estudar o nível secundário em Educação Básica Regular (EBR). Através deste projecto, os jovens poderão continuar os seus estudos na cidade de Cusco, enquanto preservam adequadamente as tradições, língua e costumes enraizados na sua comunidade, que se chamaa Nação Q'ero.

 

 

PROGRAMA PORTUGAL

26 A 31 DE JULHO


mariaoferecndamachupichu1


Dia 26
19h00 – Apresentação

Dia 27
  9h30 - 13h00 – Sessões Individuais – Inkarri
15h00 - 18H30 - Sessões Individuais – Essência de Luz
19h30 - Despacho para as Relações – Essência de Luz
 
Dia 28
  9h30 - 13h00 – Banho de Florescimento - Praia das Avencas
15h00 - 18H30 - Sessões Individuais – Inkarri
19h30 - Despacho para o Bem-Estar e Prosperidade Material – Inkarri
 
Dia 29
  9h30 - 13h00 – Sessões Individuais – Inkarri
15h00 - 18H30 - Sessões Individuais – Inkarri
19h30 - Despacho para Desenvolvimento da Criatividade - Inkarri
 
Dia 30
Curso de Xamanismo Essencial – Quinta da Enxara
 
Dia 31 
  9h30 -  Nusta Kallpachiy - Reforçar a Energia Feminina às Escolhidas - Tenda dos Orixás
14h30 - Cura ou Limpeza de Grupo - Inkarri
18h30 - Despacho de Reconciliação e Agradecimento aos Antepassados - Inkarri

 

Inkarri
Rua Amarelhe 8D - metro Quinta das Conchas
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
+351 91 05 07 011

Espaço Essência de Luz
Rua da Palmira 66 3ºC, Lisboa - metro Anjos
+351 969 469 438

Tenda dos Orixás 
Av. 25 de Abril 61C - Torre da Marinha - Seixal

+351 915 564 349

QUERES AJUDAR?

 manas

Se sentes um apelo para participar neste projecto oferecendo: coração, tempo, energia e/ou economia, entra em contacto connosco. Obrigado pela tua amável disponibilidade.

 

COMO PODES AJUDAR?

 

- Passar a palavra: fazer chegar a todos os teus familiares, amigos e conhecidos que possam estar interessados ​​neste projecto. Partilha o programa com a tua base de dados por e-mail, redes sociais, telefone, whatsapp .., entra em contato com potenciais doadores, convida os teus amigos. Muitas vezes, a informação compartilhada com amor e alegria, é mais eficaz do que um plano de divulgação mais profissional. A Comunidade Q'ero contará assim com o teu apoio.

 

"Fazer um donativo: . Se quiseres fazer um donativo para ajudar o projecto podes realiza-lo por paypal através do mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com o assunto: “Projecto Comunidade Qeros” e enviar-nos o recibo por e-mail.

A obtenção de material e mobiliário escolar, apoio aos professores em comunidades isoladas, a realização de obras de manutenção e melhoramento em edifícios e escolas requer muito dinheiro e um grande esforço de muitas pessoas. É importante te em consideração que para além da ajuda directa ao povo de Qeros estaremos também a criar um impacto na envolvente social conseguindo: 

-       promover o emprego local;

-     apoiar a economia das empresas e lojas nas cidades próximas às comunidades Q'eros, que, por sua vez, irá promover a sua presença e visibilidade e relação de respeito e dignidade com outros grupos étnicos nas proximidades.

 

Participar nas actividades: Esta é uma óptima maneira de colaborar, podes impregnar-te de energia dos Andes e, com certeza, vais despertar memórias antigas, além dos benefícios psicológicos e espirituais de cada uma das actividades propostas.

 Em cada atividade serás um participante de um testemunho antropológico, humano e espiritual de valor incalculável, a tua participação nas actividades é uma grande ajuda para nos assegurarmos que este legado ancestral não está perdido.

 

Para mais informação:

Margarida Castro

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

+351 91 05 07 011

 

 


 

 

Contacto

                                                                                                                                                                                                          logoip001pq

info@inkarri.pt
+ 351 91 05 07 011